página inicial

 

, o diário de bordo que funciona de vez em quando!

Pseu de Outras Vezes

* pseu da vez...do mês

12/01/2009 - Borracha na entrada de 2009!

04/12/2008 - Bastidores de mãe!

19/05/2008 - Na minha boca não!

18/03/2008 - O que nossas avós não contavam

17/10/2007 - Dublê da Mulher Maravilha Por: Vivi

23/08/2007 - O catador de papelão e a marvada pinga: pros lados é que se vai!

18/06/2007 - Cães dóceis, vizinhos raivosos

02/05/2007 - Pra quem não tem sobrenome de lastro, apelido!

09/04/2007 - Fila, cultura brasileira: em exibição...

05/03/2007 - Rugas, por  que não te quero?

07/02/2007 - Quem é a irmã bastarda?

18/01/2007                    Super gatos, galãs e gatos-gato!

12/12/2006                            Yerma do Agreste

08/10/2006                            Bulímica é a madrasta!

04/09/2006                             Sogras são colonizadoras

01/08/2006                     Cometo gafe, e você não?

01/06/2006                     Jack, meu vício, Ulisses, minha meta

15/10/2005               Comigo  ninguém Pod!

30/08/2005                        Um segredo, um touro, várias vacas

11/07/2005              Segunda-feira no parque

20/06/2005              Compras sem culpa não tem graça!

31/5/2005                      Tipos, publicidade e viva Gerard Depardieu!

11/5/2005            Champanhe e literatura

 

 

31/05/2006 - Jack, meu vício, Ulisses, minha meta Por: Viviane Fuentes

   Entre o culto e o inculto. O que é bom e o que é ruim? Você pode gostar ou desgostar. Como julgar? Ponto. Vírgula. Tudo depende de um ponto e vírgula. Do ponto de vista. Bom pra você? Ruim para mim. Culto neste continente, inculto em outro...

   ... Tenho que confessar.

   Entre a odisséia de Leopold Bloom, Molly e Stephen Dedalus e a odisséia de Bill Buchnan, Chloe O’Brian e Jack Bauer, eu fiz minha escolha.

   Vou confessar...

   Optei a assistir a mirabolante e impossível vida de Jack Bauer em 24Horas.

   ...Confessei!

   Se você me pergunta qual a relação entre Ulisses, a obra de James Joyce, com a série de TV produzida pelo ator Kiefer Sutherland, sabe qual é a resposta?!

   Oras! As 24 horas!!

   Em Ulisses vivemos intensamente as 24 horas de seus personagens principais. Fatos, pensamentos e sensações estão divididos em aproximadamente 900 páginas.

   Em 24 Horas, o protagonista tem um dia impossível e agitado para cumprir sua missão: proteger os USA da invasão de terroristas em 24 horas.

   Eu sei, há uma grande diferença entre as duas obras, e qual é?

   Uma é literatura e a outra, uma série de TV.

   O que têm em comum?

   Maldição! A ficção!

   Que seja baseada em fatos ou sentimentos reais, ainda assim é ficção, não?!

   Os criadores da série (Joel Surnow e Robert Cochran) foram geniais ao criar um formato inovador e pontual para TV. O escritor James Joyce foi genial ao criar um romance anti-romance musicado, hermético e único.

   (Joyce e outros vivos devem estar se revirando na catacumba com essa analogia!)

   Na série de TV, cada capítulo corresponde à uma hora em “tempo real” da vida do dedicado agente da CTU (Unidade Contra-Terroristas). A temporada se divide em 24 capítulos e já está na 5ª temporada.

   Bauer briga, dá porrada, se necessário utiliza técnicas inapropriadas e não autorizados de tortura (mas tudo a favor de um número menor de mortes possíveis de civis). O curioso é que Jack não bebe água durante 24 horas, Jack não come durante 24 horas, Jack nunca vai ao banheiro, a bateria do celular nunca acaba, mesmo sendo utilizado durante todo o dia, Jack nunca toma tiros.

   Falha de roteiro ou técnica impecável PATE (para aglomerar tensão do expectador)?

   Eu, pessoalmente, não quero ver Jack Bauer comer um cachorro-quente gordurento, nem tomar café num copo de isopor... Ir ao banheiro? Total perda de tempo vê-lo trocar palavras de carinho com a Audrey (namorada de Jack na 4ª temporada).

   A série tem legião de fãs. Tornamo-nos viciados nela. Uns saem do bar, interrompem a cerveja, para ir assistir ao novo episódio. Eu não faço isso. Nem saio de casa. Outros alugam sete DVDs em locadoras, mesmo que um deles seja repetido. Psicóticos são autorizados por seus psiquiatras a assistir 24 horas mas não necessariamente em 24 horas... Eu não rôo unhas, mas faço o mesmo movimento, boca nos dedos, ou dedos na boca, quando assisto a 24 Horas! Meus olhos estatelam. Quem está ao meu lado, vê uma Veep irreconhecível.

   Como não pirar com os roteiristas que têm a técnica de prender nossa atenção na tela desta maneira (PATE)? Que a Fox me deixe participar de uma semana do processo criativo deles!! (momento Porta da Esperança). Aventura/Emoção não é a minha “categoria” predileta seja nas prateleiras de uma locadora ou no guia da TV paga ou na fila do cinema.

   Estou doente? Soy una drogadita?

   Definitivamente, não!

   Você detesta Jack Bauer? É violência gratuita?

   Você acha mesmo que o povo americano precisa assistir uma série como essa para justificar/aprovar o que seu Presidente faz aos outros países para fincar sua bandeira?

   Respondo; não tenho a menor idéia, NESTE momento falo de entretenimento puro.

   Esse mundo cabe todo mundo, todos têm direito a uma opinião, certo?

   Uma série de tv é de mentira, tudo o que acontece ali é atuação, é de mentirinha, não é?

   Ouvir Jack dizer "Drop the gun!" é muito sensual!

   O mundo cabe todo mundo!

   O mundo é pra todo mundo.

   Um dia, disse a mim mesma: “Estou pronta para ler Ulisses

   Comprei o livro. Li 20 páginas na primeira tacada.                  (isso aconteceu faz mais de seis meses e ainda não o terminei... Culpa da série do Canal Fox? Não)

   Minha leitura é lenta, abro muitas janelas, não só a do livro que estou lendo. Disciplinei-me a ler duas páginas de Ulisses, entre o cansaço e o sono, toda a noite.

   Na manhã seguinte, não me lembrava de nada.

   Dois trimestres depois, estou na quadragésima página!

    Na obra de Joyce, cada episódio tem paralelo constante com a Odisséia de Homero. O autor, o ilusionista da linguagem, passou mais de sete anos rebuscando sua obra e, ainda assim, morreu na miséria. Porca miséria!! Observe a passagem abaixo contida em Ulisses, atenção à “proesia” sobre o leite derramado:

   “Ele a observou enquanto ela derramava na medida e daí dentro da jarra o leite grosso e branco, não o dela. Velhos mamilos mirrados. Ela derramou novamente uma medida completa e mais um pouco. Velha e reservada ela viera ao mundo matinal, talvez uma mensageira. Ela louvou qualidades do leite, ao derramá-lo. Acocorada junto a uma vaca paciente ao raiar do dia sai no campo luxuriante, uma bruxa sobre o seu cogumelo, seus dedos enrugados rápidos nas tetas esguichantes...” (Ulisses -tradução de Bernardina da Silveira Pinheiro/Ed. Objetiva)

   ...Maravilhoso, não?!! Imitação da realidade em tom onírico?  Pra mim sim. (e por que que ainda não consegui de terminar de lê-lo????)

   Dizem que no final , Joyce se abstém da pontuação ponto vírgula ponto e vírgula exclamação interrogação ponto final e aja fôlego.

   Perguntaram-me esses dias : E aí, já está terminou de ler Ulisses?

   Não disse a verdade. Justificar a falta de tempo ou cansaço me pareceu o mesmo que mentir.

   Quem leu Ulisses, releu. Porque se apaixonou e porque não entendeu.

   Eu estou na turma de quem tentou e ainda não conseguiu. 

   O livro esteve na cabeceira da cama o tempo todo ao lado da TV - e passaram 24 horas juntos ao dia. Tem gente que  aclama Ulisses, tem gente que o repudia, tem gente que nem o sabe.

   Todos têm uma opinião sobre um determinado tema, livro ou dilema. (mas eu ainda não tenho a minha opinião sobre Ulisses!)

   Temporariamente estou sem TV a cabo. Uma amiga solidária grava 6 episódios seguidos de 24 horas num DVD, daí eu faço a maratona, assisto tudo em 6 horas seguidas! (Santa Marta na Terra!)

   Temporariamente o livro está empoeirando. Retomarei a Joyce, vou até o fim, só não sei quando termino...quando chego ao fim!

   Coisas me preocupam.

   Entre o culto e o inculto. O que é bom e o que é ruim? Você pode gostar ou desgostar. Como julgar? Ponto. Vírgula. Tudo depende de um ponto e vírgula. Do ponto de vista. Bom pra você? Ruim para mim. Culto neste continente, inculto em outro... (fim)

 

 

 

assista "Jack Bauer" interpretar "Drop The Gun": http://teleseries.com.br/blog/category/shows/24-horas/