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uLeia o que saiu na imprensa

 
 
poesia visual
A Língua do Tamanduá
Viviane Fuentes
Massao Ohno Editor
Formato Livro Clássico
47 pgs
1999
R$25,00
comprary
 
poesia visual
A Tromba do Elefante
Viviane Fuentes
Massao Ohno Editor
Formato Livro Clássico
37  pgs
1998
R$25,00
comprary
 
poesia visual
O Pescoço da Girafa
Viviane Fuentes
Massao Ohno Editor
Formato Livro Clássico
45 pgs
1996
R$25,00
comprary
 
 
  A TRILOGIA FÁLICA DE VIVIANE FUENTES

Nonsense, elementos do concretismo, muito humor e erotismo estão presentes na Trilogia Fálica de Viviane Fuentes

Um encontro em 96 com o editor Massao Ohno - que lançou livros de Hilda Hist e dos irmãos Campos - foi o ponto de partida para que Viviane Fuentes desse início à concretização de seu projeto poético-visual intitulado "trilogia fálica". Escolhendo para seus poemas o caminho do humor e da brincadeira visual com o som das palavras, a autora que estreou com "O Pescoço da Girafa" (editado em 96, 45 pgs) depois lançou "A Tromba do Elefante" (editado em 98, 97 pgs) que esteve na 15ª Bienal Internacional do Livro - e fechou com "A Língua do Tamanduá" (editado em 99, 47 pgs).

Enquanto busca de sons, a trilogia segue uma estrutura, na qual a autora tenta roteirizar visualmente as poesias, página por página. Se em "O Pescoço da Girafa" os poemas se entrelaçam com a partitura da valsa "Aurora Nascente" composta especialmente pelo saxofonista Mané Silveira, em "A Tromba do Elefante" existem as figuras dos pés, como quer a autora, "fortes como o de um elefante, porém capazes de tamanha delicadeza que se tornam poesia". Em "A Língua do Tamanduá", uma videoteca muito peculiar, como a autora chama, está a disposição dos cinéfilos, poesias se esparramam pelo livro, com títulos como Filme Nacional, Filme Europeu, Filme Publicitário..., lembram haicais, pela rapidez da informação poética.

Viviane no primeiro livro buscou o som das palavras, no segundo a diversão com elas, e no terceiro quer alimentar-se delas, do ar, das imagens associadas à poesia. O erotismo é explícito, temas como orgasmo, sexualidade de um adolescente, são abordados de maneira tênue em divertidas poesias. Mas "A Língua..." não pára aí, há também interativismo, Viviane sugere ao leitor montar a poesia já escrita. Para ela, o fechamento de sua trilogia firma a importância do leitor em sua criação, é ele quem termina ou infinda a poesia recriando-a, diz a autora, eu apenas a preparo. Para quem se habilita a diversão com palavras, já no prefácio de "A Tromba..." Viviane propõe: "que tal brincar de quebra-cabeça ao final da trilogia fálica?" Pois então, aí está a oportunidade.

HOMÔNIMOS BEM HUMORADOS

Fuentes X Nunes: "Quem garante o direito do pescoço de uma girafa? Será o Ibama?"

Coisas do destino, certo dia, ao final de 97, Viviane Fuentes e o consagrado autor Max Nunes descobriram que possuíam obras homônimas, "O Pescoço... de Viviane, registrado na Fundação Biblioteca Nacional em 93, lá estava nas prateleiras ao lado de outro "O Pescoço..., que não era o dela, mas o de Max Nunes, editado pela Companhia das Letras, em 97. Brincalhões e bem humorados, os dois autores foram além do susto e trataram de se conhecer, "afinal ninguém garante o direito do pescoço de uma girafa, nem o Ibama!" diz Viviane.

Para o experiente Max Nunes o mais importante no trabalho de Viviane Fuentes é o humor. "Mas não se trata de uma construção simples, porém hermética e além de concretista, Viviane passa pela poesia clássica parnasiana." observa Nunes.

VIVIANE FUENTES

Nasceu em 1971 em Franca, São Paulo. Em teatro atuou em vários espetáculos sob a direção de Myrian Muniz, Zebba Dal Farra, Patrício Bisso entre outros. Estudou dança contemporânea com o bailarino Denilto Gomes, falecido em 1993, a quem dedica seu primeiro livro "O Pescoço da Girafa". Foi colaboradora do site 1001 Cartas de Amor. Depois de lançar !COMA", foi convidada pela revista Sexy, em 2001, para ser colaboradora e escrever contos eróticos na coluna Contos. Atualmente dirije o site cultural, criado por ela, o www.veep.com.br.

 

 
romance erótico
!COMA!
Viviane Fuentes
Veep C Editora Virtual
Formato Pocket Book
114 pgs
2001
R$30,00
COMPRARy
 

 

!Coma! - Um romance sexualmente louco de Viviane Fuentes

Depois de concluir sua Trilogia Fálica, Viviane Fuentes decidiu trilhar por caminhos diferentes. Era latente na autora escrever um romance. Porém não um romance convencional. Com vários contos em mente, queria falar sobre sexo sem pudores, escrever para homem como um homem. Decidiu então, colocar a prova o desafio. Assim nasce !COMA!, um livro de bolso para entreter.

Coma é um estado de inconsciência em que nem sequer uma estimulação enérgica desperta o doente, e durante o qual se perdem as atividades cerebrais superiores, conservando a respiração e a circulação (Dicionário Aurélio). É também o imperativo do verbo comer. Bom, isso já sabemos, o que não sabemos é a idade, o nome ou o sexo do personagem central de !COMA!.

O mesmo, em estado letárgico, tenta descobrir sua identidade através de lembranças sexuais que, não sabemos se são dele, de outros ou se são meros devaneios. Nesse trajeto a ambigüidade do ser humano é explorada por saborosos contos e algumas perguntas são constantes, tanto para o protagonista quanto para o leitor: "Quem é que está em coma? É um homem ou uma mulher? Está vivo ou morto?".

Todas as histórias por mais orgásticas que sejam, permeadas com humor, trazem um ponto em comum: o uso da camisinha, mostrado de maneira natural, sem desviar a atenção do leitor. !COMA! é um romance sexualmente correto. Antes de escrevê-lo, Fuentes realizou uma ampla pesquisa informal com homens, de idade acima dos trinta anos, para saber quais os pontos positivos dos contos eróticos.

A autora que também é roteirista aproveitou o tempo da imagem e da ação e explorou a dinâmica como recurso de seus contos, optando pela linguagem coloquial. Terminado o livro, escolheu um grupo masculino de leitores para a apreciação. O resultado não deu outra. Além de ver aprovado com unanimidade o seu pocket book, mais uma surpresa, as mulheres desses homens ficaram tão curiosas com o grau de excitação de seus parceiros e revelou-se um novo universo de leitores.

 

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